É fácil confundir modelo de negócio com plano de negócio. Mas a verdade é que a semelhança está mais na nomenclatura mesmo do que na função de cada uma das ferramentas, que são complementares. Enquanto o modelo de negócio é a base, a ideia original de sua empresa, o plano é a sua estrutura, a […]
Arquivos de Categoria: Conceitos
Veja aqui todos os posts de importantes conceitos no universo dos modelos de negócios, startups e inovação.
Explicações detalhadas de tópicos e ferramentas úteis no dia a dia do empreendedor e inovador. Todos os artigos são extremamente detalhados, incluindo sempre que possível exemplos práticos de aplicação.
Um plano de negócios é um documento escrito, que contém os objetivos operacionais da empresa, a estratégia de vendas e marketing, bem como o contexto financeiro, com orçamento detalhado e projeção de ganhos e perdas da organização.
Alexander – ou Alex – Osterwalder é um empreendedor, palestrante, consultor e teórico da administração, mais conhecido pelo seu trabalho com modelagem de negócios, especialmente como coautor do livro Business Model Generation e desenvolvedor do Business Model Canvas. Osterwalder é, na atualidade, um dos teóricos mais inovadores no que diz respeito a modelos de negócios. […]
Uma startup é uma empresa recém-criada, ainda em fase inicial, que desenvolve produtos ou serviços inovadores, geralmente de base tecnológica, com potencial de crescimento rápido.
Em termos simples, pode-se dizer que o Business Model You é uma adaptação ou uma releitura promovida pelo autor Tim Clark sobre o famoso método chamado Business Model Canvas, que permite que você faça o planejamento completo de um negócio em uma única tela (canvas). A ideia de Tim Clark foi utilizar esse mesmo canvas […]
Customer Development é uma metodologia que visa descobrir e validar o mercado certo para sua ideia de produto ou serviço. Criada por Steve Blank, empreendedor, investidor e professor de administração, a metodologia, estruturada em quatro etapas, é ideal para startups e novos empreendimentos, e uma das três partes que compõem a Lean Startup.