Economize mais de R$200 Hoje!

Junte-se a mais de 50.000 empreendedores e receba conteúdos exclusivos!

“Esse é o melhor conteúdo para quem quer decifrar estratégias de sucesso e turbinar o seu negócio” 

André Diamand – Fundador @ Sexy Canvas

Conceitos

O que é um plano de negócios?

O que é um Modelo de Negócios?
Um plano de negócios é um documento escrito, que contém os objetivos operacionais da empresa, a estratégia de vendas e marketing, bem como o contexto financeiro, com orçamento detalhado e projeção de ganhos e perdas da organização.

Quem é Alexander Osterwalder?

Quem é Alexander Osterwalder?
Alexander – ou Alex – Osterwalder é um empreendedor, palestrante, consultor e teórico da administração, mais conhecido pelo seu trabalho com modelagem de negócios, especialmente como coautor do livro Business Model Generation e desenvolvedor do Business Model Canvas.

O que é Startup?

O que é Startup?
Uma startup é uma empresa recém-criada, ainda em fase inicial, que desenvolve produtos ou serviços inovadores, geralmente de base tecnológica, com potencial de crescimento rápido.

Business Model You: O seu Modelo de Negócios Pessoal

Livro Business Model You
Em termos simples, pode-se dizer que o Business Model You é uma adaptação ou uma releitura promovida pelo autor Tim Clark sobre o famoso método chamado Business Model Canvas, que permite que você faça o planejamento completo de um negócio em uma única tela (canvas).

O que é Customer Development?

O que é Customer Development
Customer Development é uma metodologia que visa descobrir e validar o mercado certo para sua ideia de produto ou serviço. Criada por Steve Blank, empreendedor, investidor e professor de administração, a metodologia, estruturada em quatro etapas, é ideal para startups e novos empreendimentos, e uma das três partes que compõem a Lean Startup.

Pivot: quando e por que considerar essa possibilidade

PIVOT
Pivot – ou “pivotar” como tem-se usado em português – é o movimento que você deve considerar ao chegar à conclusão de que o seu produto estagnou e já não atende ao mercado. Ou então se ele não está fazendo progresso suficiente em termos de Product-Market Fit.

Produto Mínimo Viável (MVP): O que é e para que serve?

MVP - Produto Mínimo Viável
O Produto Mínimo Víavel (MVP) é uma técnica derivada da metdologia Lean Startup que visa a desenvolver um novo produto ou um novo site com recursos mínimos, apenas para verificar o interesse do mercado pela ideia ou pelo conceito, bem como a taxa de adoção por parte do público, inicialmente.

Product-Market Fit: o que é?

Product-Market Fit - Encaixe Produto-Mercado
Product-Market Fit, ou Encaixe Produto-Mercado, é um conceito que se popularizou com a metodologia de Lean Startup de Eric Ries. Apesar de pertencer ao universo das Startups, trata-se de um modelo mental bastante útil para qualquer negócio – em andamento ou não –, pois permite enxergar um novo ponto de vista na interação entre produto, cliente e mercado.

Estrutura de Custo

Estrutura de Custo
A Estrutura de Custo é o último – mas não menos importante – componente de um Modelo de Negócios. Ela reúne os custos mais importantes envolvidos em toda a operação, desde o início. Trata-se do bloco final, exatamente porque precisamos ter todos os componentes anteriores já definidos para podermos estimar os custos de cada um.

Parcerias-Chave

Parcerias-Chave
O penúltimo componente – Parcerias-Chave (ou Parcerias Principais) – trata da rede de parceiros que colocam o Modelo de Negócios em funcionamento. Uma parceria é quando duas entidades comerciais formam uma espécie de relacionamento.